terça-feira, 10 de setembro de 2013

OPINIÃO: Nem Domingos nem Mauro, o candidato de concesso será Eunício! E no Ipu, Oposição e Situação ficarão do mesmo lado.


As especulações sobre a sucessão Estadual é percebida em todo Estado, as informações que acompanho nos blogs da capital, deixam claro que muito se comenta no planalto da abolição sobre quem será o sucessor de Cid, e quem o Ferreira Gomes irá apoiar no pleito governamental do próximo ano.

Muitas especulações se dão através dos nomes de Eunício Oliveira, Domingos Filho, Zezinho Albuquerque, Mauro Filho e Izolda Cela. O Governador até o momento tem tido muita cautela a falar sobre o assunto e já declarou que quem deve lançar-se primeiro é a oposição, mas que oposição? Com o enfraquecimento do PSDB no Ceará (O principal partido de clara oposição) fica difícil se imaginar um nome de fora da bancada que dar sustentação ao governo de Cid.

A audácia do Senador Eunício Oliveira em almejar o Executivo Estadual é que tem feito surgir "mil e um" boatos de um possível racha dentro do próprio grupo do governador, com a possibilidade de Cid lançar um outro nome para concorrer contra Eunício, mas acredito que isso não vá acontecer e explico porque! Veja:

O Partido no qual o governador Cid Gomes milita (PSB), que tem no diretório Nacional o Governador de Pernambuco Eduardo Campos, está sobre tensão nacional, pois a possível candidatura de Eduardo a presidência da republica colocaria PT e PSB em lados apostos em 2014. O PMDB, partido de Eunício é o mediador dessa disputa e ambos os partidos conflitantes querem o apoio deste partido, que com certeza irá mais uma vez ficar do lado da sigla que lhe der mais VANTAGENS e perspectiva de vitória, este que com certeza é o partido de Dilma(PT).

Cid já deixou claro que seu apoio a Dilma é um fato, e uma forma de fortalecer  ainda mais o apoio do PMDB com PT, em jogada nacional, será dar ao PMDB o governo do Estado do Ceará, tendo a sigla como representante o Senador Eunício Oliveira, sanando assim a saída de Domingos Filho do PMDB, jogando Mauro para uma candidatura a Deputado Federal, Zezinho Estadual e Izolda definitivamente fora mais uma vez do campo político.

Um impasse que faz muitos não acreditarem nesse cenário que desenho é o fato de Cid(PSB) e Luiziane(PT) estarem juntos no mesmo palanque em 2014, mas no "frigir dos ovos" como sempre diz o KT, isto não é  problema, uma vez que Luiziane não tem mais o diretório Estadual do PT e seu apoio a Eunício seria apenas simbólico, assim como o de Cid, que estaria apoiando Eunício para enfraquecer a candidatura de Eduardo Campos a Presidência.  

Em Ipu como ficaria? 

Aqui em Ipu o apoio de Cid a Eunício, deixaria em desvantagem o atual grupo de oposição, mas seria esta a opção menos conflituosa entre as facções politicas da cidade. Assim como no cenário Estadual em Ipu Eunício também  seria um candidato de consenso, e mesmo de uma forma amarga a oposição defenderia seu nome a governo do Estado. E umas das metas a ser buscada por ambos grupos políticos seria o apoio daquele que tem mais prestigio com a pessoa do senador e possível governador Eunício, o pacato medico e não político Dr Luiz de Gonzaga. 

Resumindo: Caso tal cenário que desenhei se concretize, ambos os grupos políticos de Ipu continuariam sem um apoio governamental, direto e declarado até 2016, e o famoso questionamento do Ipuense querer saber se o prefeito tem o apoio direto do governador, seria adiada até o dito ano político, diferentemente  se Domingos ou Mauro conseguissem se eleger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário